GAZETA FM TANGARA DA SERRA

quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 14h:29

SAMAE anuncia fim do abastecimento de água em rodízio

Marlenne Maria com Gilvan Melo

Foto: reprodução

Foto: reprodução

O anúncio oficial da suspensão do abastecimento em rodízio foi feito na manhã de hoje (21.11) pelo Diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres.

 

No dia 13 de setembro foi decretado o racionamento emergencial em razão da forte seca registrada mais uma vez neste ano. Na oportunidade, em coletiva, foi anunciado pelo Diretor do SAMAE que a medida drástica estava sendo assumida em virtude da previsão de chuvas escassas.

 

“De fato a medida se mostrou necessária e resolutiva. Por mais que o abastecimento tivesse que ser feito em dias alternados no período em grande parte dos bairros, e que não quiséssemos que fosse assim, se não o fizéssemos ficaríamos sem água para abastecer a cidade”, destacou Wesley Lopes Torres.

 

No dia 16 de setembro foi setorizada a cidade para o rodízio. Nos primeiros dias a equipe teve dificuldades porque foi, segundo Wesley, a primeira vez que se adotou o sistema de abastecimento em rodízio. “Foi um aprendizado para nós e na primeira semana tivemos dificuldade. Mas, com o passar dos dias, foi possível o ajuste e conseguimos manter abastecimento regular, ainda que em dias alternados. O grande centro da cidade, não foi possível fazer o abastecimento em dias alternado, uma vez que todas as adutoras que abastecem os bairros passam pelo centro”, explicou.

 

Junto com a falta de chuvas, foi registrado período de muito calor. Mas, com as chuvas registradas nos últimos dias, a condição melhorou, segundo Wesley Torres. “Foram três chuvas de grande volume, que melhoraram a vazão dos rios e já estamos com possiblidade de fazer reservação. Há ainda um certo zelo com relação ao abastecimento, até porque já temos hoje [21.11] 9 dias sem chuva. Desde 28 de julho o rio Queima Pé já não tinha vazão suficiente para abastecer a cidade. E a reservação com os lagos construídos junto à ETA, fizeram a complementação por 80 dias”, disse o Diretor.

 

Foram utilizados também no período recursos hídricos de duas reservas particulares da região do Queima Pé para fazer o abastecimento.   Segundo o Diretor do SAMAE, desde 15 de novembro, o órgão está abastecendo a cidade em todos os setores, todos os dias. “Só estamos comunicando oficialmente hoje, porque precisávamos ver como seria a reação com a retomada do abastecimento todos os dias e como se comportariam os reservatórios. Isso representa quase 10 milhões de litros de água a mais por dia”, explicou Wesley.

 

Entretanto, ainda não há 100% de certeza de que não será necessário voltar ao rodízio. Por isso o desperdício ainda será combatido pelos servidores do órgão. “É preciso utilizar água de forma racional. Abolir uso de água com mangueiras ligadas para lavar calçadas, carros e até asfalto, como vemos ainda por aí”.

 

Hoje, 60% da cidade recebe água 24 horas por dia e alguns setores que dependem de bombeamento para o abastecimento tem recebido água em média 20 horas por dia, segundo o diretor do SAMAE.  


Fonte: GAZETA FM TANGARA DA SERRA

Visite o website: www.gazetafmtangara.com.br