Tangará da Serra/MT, 16 de Abril de 2024

Facebook

NOTÍCIAS sexta-feira, 22 de Março de 2019, 13h:24 | - A | + A

INTERAÇÃO

1º Fashion Down é realizado com sucesso pela APAE

Por: Paulo César Desidério - Gazeta FM

Paulo Desidério/Gazeta FM

Nesta quinta-feira, 21, foi comemorado o dia internacional da síndrome de down. A data tem como principal objetivo conscientizar a população sobre a inclusão e promover a discussão de alternativas para aumentar a visibilidade social das pessoas com Síndrome de Down. A Síndrome de Down não é uma doença, e sim uma falha genética, que acontece na divisão celular do óvulo, que resulta em um par a mais no cromossomo 21, chamada trissomia.


Em Tangará da Serra, alunos Escola Raio de Sol (Apae) portadores da síndrome tiveram uma tarde diferente e bastante especial. Pais, amigos e alunos estiveram reunidos para acompanhar o 1º Fashion Down, evento organizado pela equipe da escola. De acordo com a diretora Adylene Bastos, todas as pessoas com Síndrome de Down são figuras especiais e completamente capazes.


“Esse é o nosso primeiro Fashion Down, hoje comemorando o dia internacional da Síndrome de Down. São 123 países da ONU que hoje estão comemorando essa data, e nós, com nossos 35 alunos, não poderíamos ficar de fora. São 35 alunos que têm comprometimento com a síndrome. Mas a Síndrome de Down não é uma doença. Nós temos aqui alunos capazes, que desenvolvem projetos muito bacanas”, afirmou.


Dos pequenos aos maiores, todos demonstraram a alegria por participar do momento descontraído. Com música animada, o auditório da Apae ficou completamente lotado. Adylene ressaltou que os alunos são exemplos de vida para todos.


“Eu sempre falo. Se você se sentir triste ou reclamar da vida, então venha ficar conosco aqui. Esse é um dos ambientes onde a gente se sente mais feliz, porque eles são felizes, têm um grande respeito, um grande carinho. Então, é um exemplo de vida para todas as pessoas. Hoje a gente está muito feliz com esse evento, é a primeira vez que estamos programando esse desfile e para o ano que vem a gente quer crescer, fazer uma coisa bem maior. Para nós, está sendo um aprendizado hoje”, completou.


No Brasil existem aproximadamente 300 mil pessoas com síndrome de down, segundo dados do IBGE. A inclusão dessas pessoas na vida escolar e profissional aumenta sua possibilidade de desenvolvimento, além de reforçar para sociedade a necessidade de respeito às diferenças, quaisquer que sejam. A diretora concluiu ao ressaltar que o principal objetivo é propiciar a interação dos alunos.


“A finalidade de promover um evento como esse para nós aqui da Escola Raio de Sol Apae é fazer a inclusão mesmo, é fazer a interação com demais escolas, pessoas da sociedade, trazer a família e vocês da imprensa. Então, o objetivo nosso está sendo alcançado hoje”, concluiu.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS