Tangará da Serra/MT, 20 de Abril de 2024

Facebook

NOTÍCIAS sábado, 21 de Setembro de 2019, 09h:08 | - A | + A

ECOBIKE 2019

Pedalada comemorou Dia da Árvore em Tangará da Serra

Ciclistas percorreram trecho entre o Bosque Municipal e o Parque da Família, onde foi realizado o plantio de árvores.

Por: Marlenne Maria com Gilvan Melo

Foto por: Gilvan Melo/ Gazeta FM Tangará

O evento foi realizado na manhã deste sábado (21), para celebrar o Dia da Árvore.

 

Os participantes foram brindados com um café da manhã à base de frutas no Bosque Municipal e saíram em pedalada até o Parque da Família, localizado próximo ao Residencial Valência, no Bairro Morada do Sol.

 

O evento foi realizado em parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, SAMAE, UNEMAT, Comitê de Bacias, Terzi e várias outras empresas do setor privado.

 

“É o primeiro Ecobike aqui em Tangará, para conscientizar as pessoas sobre a importância de plantarmos árvores. Precisamos preservar, plantar e cuidar das árvores. Estamos tentando também conscientizar as pessoas para que não façam o corte de árvores”, disse o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Magno Cézar. 

 

Ele explicou que a pasta tem planejamento para plantio de 10 mil mudas de árvores no perímetro urbano de Tangará da Serra para este ano. “Entre as APPS, canteiros centrais e calçadas. Grande quantidade já foi plantada no início do não no período chuvoso e em dezembro chegaremos a 10 mil árvores plantadas. Estamos também cercando as APPS e retirando invasoras, para que no período chuvoso possamos plantar espécies nativas, reflorestando estas áreas. Assim, cada vez mais, faremos com que nosso meio ambiente seja cuidado. Preservando as APPS, teremos maior quantidade de água, que é um bem grande, sem o qual não podemos passar. Cada um fazendo um pouco, teremos meio ambiente melhor”, afirmou.

 

Fábio Barreto foi um dos participantes do 1º Ecobike. Ele tem uma história de trabalho de preservação do meio ambiente no Juba. “Temos lá mais de 10 mil hectares de preservação com vários tipos de animais e plantas e uma equipe que está atenta o tempo todo para evitar fogo, para não deixar caçar e pescar, tudo para preservação daquele ambiente. É uma área muito grande.  Claro que não temos controle de tudo, mas na medida do possível evitamos destruição”, disse.

 

Ele destacou ainda que toda área que receba algum tipo de intervenção é sempre reflorestada. Para Fábio, o importante também é que cada um faça a sua parte.  “O ambiente depende de cada um. Hoje já algumas escolas e pais estão orientando filhos e estudantes a preservar e todos temos que fazer isso”, disse.

 

Os participantes do Pedal também ajudaram a plantar árvores no Parque da Família.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS