Tangará da Serra/MT, 23 de Abril de 2024

Facebook

NOTÍCIAS quinta-feira, 21 de Novembro de 2019, 07h:00 | - A | + A

TANGARÁ

Vacina contra o Sarampo prioriza neste mês público de 20 a 30 anos

Por: Marlenne Maria com Gilvan Melo

Nesta segunda-feira (18), data em que foi iniciada a atual etapa da campanha, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica em Tangará da Serra, Juliana Herrero, falou em entrevista coletiva à imprensa do município.

 

Ela explicou que não há como prever quantas pessoas na faixa etária de 20 a 30 anos, devem tomar a vacina contra o Sarampo no município.

 

“Não temos meta, principalmente porque os adultos perdem muito o cartão de vacinação. Então nestas situações, quando não tem cartão tem que revacinar. O cartão de vacinas é um documento. A vacina é uma das formas mais eficazes de evitar doença grave como é o Sarampo. E um adulto infectado pode ser um transmissor”, alertou.

 

Segundo Juliana, até o dia 30 de novembro acontece esta segunda etapa da campanha contra o Sarampo, com público alvo de pessoas de 20 a 30 anos. De acordo com a coordenadora, todas as pessoas precisam ter na vida duas doses da vacina do sarampo. “Então, é importante que todos verifiquem o cartão de vacinas, que procurem uma das unidades para averiguar se tem esta vacina registrada. Pode estar registrada como Dupla Vira, Tríplice Viral, Tetra Viral, MMR ou Sarampo. É importante que tragam o cartão para uma das unidades afim de verificar se há necessidade de vacinação. Quem não tem carteirinha e está nesta faixa etária tem que tomar duas doses: uma no dia em que comparecer e a outra [dose] 30 dias depois”, explica.

 

Em Tangará não há casos registrados da vacina, mas algumas localidades no país, como São Paulo, registraram surtos da doença. “É uma vacina que está disponível o ano todo. Mas, agora, na campanha, em especial estas pessoas de 20 a 30 anos devem comparecer. Mas, para as crianças, a vacina começa agora com a dose zero, entre seis a 11 meses, depois é aplicada com um ano e um ano e 3 meses. Entre um ano e 9 meses tem que ter duas doses na vida. Dos 30 aos 49 uma dose na vida. É importante estar imunizado”, destaca Juliana.

 

Em outubro foi realizada campanha de vacinas para crianças, com boa procura em Tangará, de acordo com a Coordenadora. “Mas, lembramos que é uma vacina ofertada o ano todo nas unidades, então quem não fez, pode procurar que vamos aplicar”, disse.

IMPRIMIR

COMENTÁRIOS