GAZETA FM TANGARA DA SERRA

quinta-feira, 27 de Junho de 2019, 09h:06

Escritor Robson Rocha lança nova edição de livro infantil publicado em 1994

Paulo César Desidério - Gazeta FM

Paulo Desidério

Paulo Desidério

Robson Rocha, escritor mineiro radicado em Tangará da Serra, lançou na tarde desta quarta-feira (26), a 14ª edição de um livro escrito por ele em 1994. Deu a louca na floresta, passou por remodelagem em sua história original e ganhou ilustrações mais modernas assinadas pelo tangaraense Hudson Freire. As 24 páginas do livro voltado ao público infantil retratam a história de um grupo de animais que foi influenciado pelo uso excessivo da televisão. A versão 2019, traz o incremento de outros aparelhos modernos que a tecnologia injetou no mercado, como por exemplo, os smartphones. Devido a esta espécie de hipnose, bons hábitos se perderam entre os bichos da floresta, o que acarreta uma série de problemas para o ambiente em que estão inseridos.


De acordo com Robson, quando ele escreveu o livro, internet e celular não existiam. A adaptação da obra aos dias atuais tende a levar as crianças a um trabalho de reflexão sobre sua própria rotina.


“Na época, tinha um problema com a quantidade de horas que as pessoas passavam em frente à TV. Hoje, além da TV, tem o celular. As pessoas assistem TV com o celular na mão. Não estamos aqui fazendo uma crítica à tecnologia. Mas, ao uso abusivo da tecnologia”, especifica.

Paulo Desidério

Deu a louca na Floresta

Livro faz crítica ao uso em excesso da tecnologia e denuncia seus prejuízos à sociedade.


Além do sedentarismo, alienação e outras variantes expostas no enredo, o livro também reforça a importância de uma alimentação saudável. Rocha revelou que com a preguiça generalizada que tomou o passaredo, todos passaram a desenvolver problemas de saúde na floresta.


“Os personagens todos são pássaros e eles incorporaram elementos da nossa civilização, com a ideia de estar modernizando a floresta. Com isso, poucos elementos que eles incorporaram, alterou a vida deles e muito. Quem ficava o tempo todo em frente à TV ou no celular, não tinha tempo para fazer um ninho, não tinha tempo para buscar alimento, voar para buscar uma fruta. Além de não fazer o que tinham que fazer, eles começaram a ter problemas de saúde porque ficaram sedentários e acabaram mudando a alimentação, porque como não tinham tempo de buscar o alimento, eles começaram a consumir alimentos industrializados”, detalhou.


O livro foi lançado na Associação Tangaraense de Ensino e Cultura (Atec), onde a obra foi adotada para ser adaptada em um projeto de teatro, cuja peça será apresentada aos pais dos alunos da instituição de ensino no final do ano. Há cerca de 10 dias, ‘Deu a louca...’ já havia sido lançado na escola Albert Sabin, em Sinop. O escritor destaca que sua criação será levada para o estado de Minas Gerais neste fim de semana. Cajuri e Viçosa são as duas cidades mineiras onde o livro será lançado. Por lá, os livros também foram adotados em algumas escolas dos dois municípios.


Amante confesso da natureza, Robson costuma utilizar a temática em suas obras. Segundo ele, além de ensinar muita coisa, as crianças gostam bastante. Seus dois últimos livros, O segredo do peixe invisível (2018) e O espião (2019), trazem trabalhos científicos para a ficção. Os peixes e formigas de seus trabalhos mais recentes, dão espaço para pássaros extintos ou ameaçados em extinção na floresta amazônica, levando conhecimento e encanto às crianças.


A 14ª edição do livro foi publicada pela Editora Ideias. Os interessados podem adquirir na Livraria Ideias, em Tangará da Serra, ou pelo site http://www.editideias.com.br/


Fonte: GAZETA FM TANGARA DA SERRA

Visite o website: www.gazetafmtangara.com.br