Foto por: Gilvan Melo/ Gazeta FM Tangará

O evento foi realizado nesta terça-feira (10), com organização do Professor de Educação Física Eduardo Suares. 11 equipes participaram, algumas masculinas e outras mistas.
O evento contou ainda com participação de duas escolas de Tangará da Serra: José Nodari, da Rede Municipal e Manoel Marinheiro, da Rede Estadual.
O Professor Eduardo explicou que o Tapembol é praticamente um Futsal jogado com as mãos. “Este esporte foi criado em 2007 em Minas Gerais pelo Professor Marco Aurélio. É um esporte dinâmico e não há restrições. Pessoas altas, baixas, obesas, magras ou com alguma deficiência podem praticá-lo”.
Em Tangará da Serra, a Escola Ramon Sanches Marques foi a pioneira na implantação da modalidade. “Inclusive no Estado de Mato Grosso também. No ano passado fui nomeado Diretor Estadual de Tapembol pelo criador para levar esta modalidade para outras cidades. Já está sendo praticado em Campo Novo do Parecis, Juína, Campo Verde e em breve em Nova Olímpia”, explicou o Professor.
Sobre as regras, ele destaca que cada jogador pode executar apenas 2 tapas na bola, com a palma ou com o dorso da mão. Seis jogadores compõe a equipe: 1 goleiro, 2 defensores, 2 apoiadores e um central. Podem se movimentar na quadra, exceto o goleiro que só pode sair pelas linhas laterais, não podendo avançar na quadra. O objetivo é fazer gol.
As regras baseiam-se também no handebol e basquete. “Por exemplo, não pode segurar o adversário, não pode dar tapa na mão e também não pode haver agressões verbais, porque a punição pode ser até a retirada da partida”, ressalta Eduardo.
Segundo ele, a expectativa é que a modalidade seja inclusa em grandes jogos. “Estamos trabalhando para isto. Estamos já em mais de 20 estados brasileiros, em 7 países incluso a Argentina, o Peru, e a Austrália e em 15 dias vai para a Ásia. Estamos expandindo pelo Brasil e eu torço para que nosso município abrace este esporte inovador, incluindo nos jogos municipais e depois nos estaduais”.