Tangará da Serra/MT, 13 de Agosto de 2025
TANGARÁ
O convênio no valor de R$ 25 milhões de reais, será firmado nos próximos dias com o Governo Federal. As negociações estavam paradas em função de uma dívida antiga da Prefeitura de Tangará, dos anos 96 a 98 com a Sanemat.
Em entrevista ao Tribuna da Gazeta FM, o Diretor do SAMAE, Wesley Lopes Torres explicou nesta semana que as negociações estão em fase final para resolver o problema. “Estivemos em Cuiabá eu e o Prefeito Fábio tratando da questão e na próxima semana a Prefeitura vai pagar à vista esta dívida”, disse ele.
O débito refere-se a contas de água da Prefeitura dos anos 96 a 98. Em 2002 houve uma confissão de dívida e em 2004 a Sanemat entrou com uma ação para receber. Como o caso já foi julgado, para que o município possa contratar financiamentos, a dívida precisa ser paga. “Tomamos a decisão de quitar a dívida que já foi julgada. Já que tem que ser pago e estão consolidados os cálculos, na próxima semana, a Prefeitura vai pagar esta dívida e assim conseguiremos fazer investimentos que proporcionam qualidade de vida à população”, disse Wesley.
Reprodução
Com esta etapa Tangará da Serra alcançará o índice de 90% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto.
Nesta etapa a rede de esgoto beneficiará os bairros Bela Vista, Morada do Sol, toda a região da Grande Esmeralda e do Jardim Shangri-lá. “É uma gama muito grande de bairros e concretizando isto teremos 90% da cidade com rede de coleta e tratamento de esgoto e isto é de grande valor para a saúde em Tangará da Serra”, destaca o diretor.
Ele lembrou que na região Sudeste, estados como Minas Gerais e São Paulo tem cidades com estes índices positivos, mas a realidade de Mato Grosso não é esta. “Em Tangará estamos neste caminho, buscando nos igualar a estas companhias. O SAMAE estava ‘de joelhos’, mas hoje temos até capacidade de investimento. Quando assumimos não tinha recursos para fazer um projeto sequer. Hoje, dependendo do montante, temos até o recurso para executar a obra, não apenas fazer o projeto. Isto, porque existe uma boa gestão e temos primado pela qualidade do serviço. O melhor serviço, pelo menor preço é nosso princípio. Não só combater a corrupção que onde existe leva 30% do recurso, mas também investir e gerir bem”.
Abastecimento 24 horas
Outra meta do SAMAE é garantir em Tangará da Serra abastecimento de água 24 horas por dia. Em fevereiro deve entrar em funcionamento o novo reservatório construído no Valência. Segundo Wesley, falta entrega de uma peça pela fábrica para que seja finalizado. “Isto deve acontecer agora no mês de fevereiro. Este reservatório de água tratada contribuirá para o aumento das horas diárias de abastecimento. Se hoje abastecemos 15 horas por dia, vamos elevar para 20. E com outras ações que estamos planejando nossa meta é entregar água 24 horas por dia em toda a cidade”.