Tangará da Serra/MT, 02 de Julho de 2025
EDUCAÇÃO E ESPORTE
Divulgação
O evento esportivo aconteceu nas dependências da própria Escola Ramon Sanches Marques, na Vila Alta.
O estabelecimento é o único em Tangará da Serra a funcionar na modalidade ‘plena’, ou seja, onde os alunos estudam em tempo integral.
A Copa Plena 2019 foi realizada no período de 09 a 11 de outubro, com três modalidades em disputa: Voleibol, Futsal e Tapembol. Tapembol é uma nova modalidade brasileira. O professor Eduardo Suares que atua no estabelecimento, é o responsável por trazer para Tangará esta modalidade inovadora,criada no Brasil em 2007*.
A copa Plena teve participação de 10 turmas da escola, com acendimento de tocha olímpica, juramento dos atletas e do árbitro, além d e ato cívico, com hasteamento de bandeiras.
A avaliação do evento foi muito positiva, segundo o Professor Eduardo Suares. “Os jogos foram um grande sucesso. Não houve nenhum atrito. Muita interação e socialização”, disse.
* O Tapembol foi criado em 2007, na cidade de Caeté em Minas Gerais, pelo professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. O jogo tem como objetivo gerar inclusão social justamente por permitir que todas as pessoas, independente de privações físicas ou idade possam participar. O esporte surgiu por meio de experiências com os estudantes nas aulas de Educação Física do Colégio CEW PROMOVE, o Centro Educacional Washington de Paula e Silva. Os primeiros toques na bola aconteceram em uma roda de “Peruzinho”, conhecido em outras regiões como “Bobinho” (TAPEMBOL, 2017). (Leia mais sobre o Tapembol. )