Tangará da Serra/MT, 16 de Julho de 2025
A PIONEIRA DE TANGARÁ
Ao som de sucessos que vão desde o modão de viola, o chamado sertanejo raiz, aos hits do momento que tocam nas principais rádios do Brasil, a população de Tangará da Serra (239 Km de Cuiabá) foi contemplada com um show nacional da dupla Cezar e Paulinho, além de artistas regionais no lançamento da Gazeta FM Tangará.
Com o slogan A Pioneira de Tangará, a rádio que há 30 anos leva entretenimento e informação à população da região médio-norte de Mato Grosso, agora recebe a marca do Grupo Gazeta de Comunicação e passa oferecer uma programação 100% sertaneja com espaço para o jornalismo e prestação de serviços à comunidade.
Para anunciar a novidade, além do show gratuito na noite desta quinta-feira (27), também foi realizado um coquetel para convidados e autoridades locais conhecerem as instalações da Gazeta FM Tangará. A emissora continua no mesmo prédio onde funcionava a Rádio Pioneira, mas totalmente repaginada com novos equipamentos, estúdios e softwares modernos que garantem uma qualidade 100% digital em toda a programação.
Chico Ferreira
Parte da equipe da Gazeta FM Tangará que traz programação 100% serteaneja, jornalismo e serviços à comunidade
Outro destaque é a mudança da frequência AM para a FM e uma equipe composta de 8 profissionais entre locutores, jornalistas, auxiliares e diretores responsáveis pelo conteúdo já disponível na frequência 98.9 para mais de 300 mil pessoas de várias cidades no entorno de Tangará da Serra. Atualmente, o Grupo Gazeta dispõe de 8 rádios que seguem o mesmo padrão de qualidade na programação.
O presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal, destacou que o lançamento da Gazeta FM Tangará está inserido na proposta da empresa estabelecida há mais de 20 anos, em consolidar o maior grupo de comunicação com jornal impresso, TV e uma cadeia de rádios em todo o Estado.
“Hoje nós estamos com 8 emissoras de rádio já atingindo regiões importantes de Mato Grosso sendo 3 delas em Cuiabá. Estamos inaugurando a Rádio Gazeta FM a Pioneira de Tangará, uma rádio tradicional e muito querida pela sociedade tangaraense e pela região que recebe hoje a qualidade digital do rádio FM”, ressalta Dorileo ao citar os investimentos em equipamentos e pessoal para alcançar um número maior de ouvintes.
Chico Ferreira
Diretores do Grupo Gazeta juntamente com o prefeito Fábio Junqueira e o vice-prefeito Renato Gouveia na Gazeta FM
“Agora, a rádio possui uma abrangência muito grande, são mais de 50 quilowatts de potência fazendo uma cobertura extraordinária da região médio-norte do Estado. Tangará é muito importante para nós, para a economia de Mato Grosso, para a sociedade mato-grossense, para o contexto político e socioeconômico do Estado. E nós teríamos que estar presente aqui nessa região. Estamos muito felizes, orgulhosos e muito bem recebidos pela sociedade. Esperamos retribuir com uma programação alegre, interativa, jornalística e prestadora de serviço para que a gente possa dizer a Tangará, dessa forma, muito obrigado”.
Diretor artístico das rádios da empresa, Lenon Frans explica que a programação mais sertaneja contempla todas as rádios do interior. “A Pioneira era uma rádio que ja existia em Tangará da Serra e decidimos conservar o nome e usar Gazeta FM - A Pioneira de Tangará. É uma rádio do AM que está migrando para o FM na frequência 98.9 e fortalecendo o sertanejo 24 horas. Dentro dessa proramação teremos uma hora de jornalismo com as notícias da cidade. Também vai trabalhar muito forte em promoções e na linha de shows”.
“O diferencial é que vai trabalhar desde a música raiz, moda de viola, até os estilos mais atuais como o sertanejo universitário. A maioria das rádios trabalha mais os sucessos atuais. Já a Gazeta FM Tangará vai mesclar entre aquela música que fala do campo e os sucessos do momento, as chamadas modinhas. Vamos fazer de tudo, conservando o tradicional, músicas que quase não tocam mais no rádio e misturar com o sucesso atual. E também a parte do jornalismo que continua dentro da programação”.
Na parte do noticiário, a jornalista e locutora Marlene Maria apresenta diariamente o programa Tribuna das 7h às 8h. “O propósito é informar a população de Tangará e toda essa vasta região com cerca de 300 mil habitantes nos vários municípios além de Tangará da Serra. A gente traz a notícia local e estadual para os nossos ouvintes porque informar é um dos propósitos também do Grupo Gazeta”, reforça Marlene.
As mídias digitais também estão presentes na interação entre ouvintes e as equipes da rádio. “Elas agregam informações e a população busca e cobra essa notícia da gente também. A participação do ouvinte na emissora de rádio seja no site, WhatsApp ou qualquer outra plataforma é extremamente importante porque ele vai trazer notícia também e vai pedir sobre aquilo que tem interesse em saber. E nós vamos buscar essa informação", enfatiza.
Por sua vez, a gerente administrativa da Gazeta FM Tangará, Betânia Zanelli de Olanda, resgata a história de 30 anos que a Rádio Pioneira tem com os ouvintes do município e região. “Tem toda sua história, conquistas e já era um grande sucesso. Agora com o Grupo Gazeta vem somar, acrescentar com uma programação totalmente digital na frequência FM, uma maior potência e um estilo totalmente sertanejo mesclado entre o passado e o presente. Antes, eram apenas 10 quilowatts com um alcance menor. Agora temos uma potência muito maior contemplando várias cidades, praticamente o médio-norte de Mato Grosso inteiro”, comemora.
O prefeito de Tangará, Fábio Junqueira (MDB), também prestigiou a festa e comentou sobre os investimentos na rádio que, segundo ele, se traduzem em benefícios para a população e para a economia local.
“Para nós é um momento importante e de muita satisifação. Sabemos que a questão da comunicação bem avançada que temos agora com a FM agregada à história e tradiação da Rádio Pioneira em Tangará da Serra só traz desenvolvimento para nossa região. E somos muito gratos pelos investimentos que stão sendo feitos e que trazem uma boa projeção em matéria de comunicação. Também sai na vanguarda como uma das primeiras emissoras com um alcance bastante amplo e uma boa qualidade”, observou.
Chico Ferreira
Os indígenas Yuri Maizon e Augusto Michel, que são pai e filho, também encantaram o público tangaraense
Shows - O primeiro a subir ao palco foi o indígena Yuri Maizon, que encantou o público interpretando clássicos do sertanejo romântico com participação especial do filho, o índio paresí Augusto Michel, de 13 anos. Na sequência, a dupla tangaraense Maycon César e Raphael se apresentou cantanto sucessos do sertanejo universitário.
Por fim, a principal atração ficou por conta dos irmãos Cezar e Paulinho que comemoram 40 anos de carreira com a gravação de um DVD que traz participações especiais de grandes nomes do sertanejo como Leonardo, Zé Neto e Cristiano, Eduardo Costa e Zé Felipe.
“É um privilégio muito grante participarmos do lançamento de uma rádio com programação 100% sertaneja. É uma felicidade imensa estarmos nesse evento tão especial que é a inauguração da Gazeta FM aqui de Tangará da Serra. A gente agradece ao Grupo Gazeta, aos nossos fãs e toda a população de Mato Grosso. Vocês são como Cezar e Paulinho: são chique no úrtimo. É um momento muito especial para nós que acabamos que completar 40 anos de carreira”, ressaltou a dupla.
No show, os irmãos contemplaram o público com hits como Amor Além da Vida, Duas Vezes Você e Companheiro é Companheiro, todas músicas integrantes do mais recente trabalho que comemora as 4 décadas de carreira num segmento tão disputado que é o sertanejo.